MENSAGEM DO VICE PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

31 de outubro de 2020 16:55

Uma conversa…no futuro!!

Gostaria de ter uma conversa com minha neta daqui a alguns anos com o seguinte teor: (hoje ela tem 10 anos) “Vô, estou aqui pesquisando e vi que no começo do século 21, vocês tinham fila de espera nos hospitais porque não tinham recursos para atender todos de forma imediata…

Vi até que tinha uma lei que obrigava do serviço público de saúde a iniciar o tratamento de câncer no máximo em 60 dias?  Só porque não tinha recursos financeiros? Que estanho isto…

Não estou vendo se havia  um trabalho intenso de prevenção de saúde…

Vejo também que na época tinha ruas e rodovias mal planejadas, mal executadas,  mal conservadas… que causavam acidentes, mortes por causa disto? Que loucura era aquilo vô….

Mas não era obrigação do gestor público cuidar disto tudo?

Ora, vejo também, que nas compras do setor público tinha fornecedor querendo enganar a sociedade não entregando o que foi comprado na quantidade e qualidade….

O que é isto vô!!??

Vi notícias aqui que  além disto tinha conluio de comprador representando o gestor público e vendedor para parte do valor da compra ser transformado em propina…  o que é propina vô?

Ah.. entendi.. e ai diziam que não tinha recursos financeiros para saúde, estradas….. que  absurdo era isso tudo….e nem faz tanto tempo.. como vocês conviviam com isto?

Vejo tb que tinha escolas mal conservadas, moveis estragadas, riscados, depredados… mas quem quebrava esses móveis… os alunos?

E não acontecia nada? Eles não sabiam que o dinheiro para comprar os moveis é da gente mesmo, que virou publico mas que antes era seu, meu e via impostos foi se transformar de todos??  Eles não tinham educação fiscal?

Ah.. vi aqui q tinha uma ONG chamada Observatório social que cuidava para que os recursos públicos fossem bem aplicados…. e também que  tentavam educar as pessoas no aspecto fiscal, para Cidadania…

Ah.. .vi que tinha encontros virtuais dos Observatórios sociais  do Brasil chamando ENOS…

Ih..  vi também que aconteceu um encontro catarinense de observatórios sociais – ECOS – em outubro 2020 de forma virtual porque  tinha uma pandemia.. não entendi bem o que é pandemia…

Mas tudo bem… vocês  estavam reunidos para tentar transformar, mudar, implementar uma outra cultura para as pessoas…  a cultura de que a “coisa pública” é de todos (parece redundância)  e precisa ser muito bem aplicado para o benefício de todos…

Que massa!!

E pelo que constato, demorou, mas vocês e mais um mundo de cidadãos voluntários, em inúmeras outras ONGs, vocês mudaram a realidade num movimento lento mas crescente de conscientização e comportamento adequados, de todos,…. demorou mas conseguiram…  e agora estão  focados em  causas……

Parabéns vô e transmita minha admiração para todos os abnegados voluntários, Observadores Sociais, que efetivamente fizeram o Controle Social!

Gratidão!!!

Vilmar Luiz Mattiello e Livia Muller Zatt Mattiello

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br