Semana da Cidadania

13 de dezembro de 2018 09:39

De 10 a 14/12 – Observatório Social do Brasilde Chapecó, promove a Semana da Cidadania, com informações importantes parao(a) cidadão, cidadã brasileiro(a)s. Curta e compartilhe nas suas redessociais.

De acordo com o dicionário, Cidadania significa qualidadeou condição de cidadão. Condição de pessoa que, como membro de um Estado, seacha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

Diante disso, podemos dizer que Cidadania é o conjunto de ações pertinentes ao exercício de direitos e deveres que todo(a)s temos, conforme prevê a Constituição Federal de uma nação.

“Do latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “cidade”. Originalmente, o termo “cidadania” foi utilizado na Roma Antiga para designar a situação política de uma pessoa e os direitos que possuía ou que podia exercer.”

“Nesse aspecto, a cidadania, conforme diz Dalmo Dalari: “(…) expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa uma possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. O termo latino civitas, por sua vez, teria evoluído a partir da palavra civis, nome dado para todos os homens que moravam nas cidades. A partir desta mesma raiz etimológica, surgiram várias outras palavras comuns na língua portuguesa contemporânea, como: civil, civilização, civismo e etc.” (https://www.dicionarioetimologico.com.br/cidadania/)

Como vemos, todo(a)s temos o dever e a obrigação de cumprir com nossas responsabilidades e exigir os nossos direitos, garantidos em lei.

Obviamente implica em cumprirmos a lei em todos os sentidos, civis, políticos e sociais.

Portanto, todos nós temos o direito e o dever de acompanharmos o que é feito com os recursos públicos pelos políticos que ajudamos a eleger.

Qual a importância da cidadania?

 

Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

Direitos e deveres

 

A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. No entanto, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alguns tópicos passaram a ser considerados universais para quase todos os seres humanos.

Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos está:

Deveres do cidadão

 

  • Votar para escolher os governantes;
  • Cumprir as leis;
  • Educar e proteger seus semelhantes;
  • Proteger a natureza;
  • Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão

  • Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
  • O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
  • Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento en a sua ação na sociedade;
  • O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
  • Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
  • Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
  • Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.

Exemplos de cidadania

 

Praticar a cidadania é usufruir dos direitos e deveres que, teoricamente, todos os cidadãos têm. Por exemplo, no Brasil é obrigatório o voto, mas em outros países esse ato é opcional. Porém, trata-se de um exemplo de cidadania exercer esse direito de escolher os representantespolíticos através do processo de eleição.

Outro exemplo de cidadania é o zelo que cada pessoa deve ter com os espaços de bem-comum, como praças, ruas e demais locais de acesso público. (Fonte: https://www.significados.com.br/cidadania/)

Para servoluntário do Observatório Social do Brasil de Chapecó, entre em contato,através dos telefones: (49) 3328-8812 e 9 9921-1314 ou pelo emailchapeco@osbrasil.org.br.

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br