Retrospectiva 2019

12 de fevereiro de 2020 13:41

O OSB teve um ano de 2019 cheio de realizações e desafios. Confira nossos resultados a seguir na retrospectiva 2019 do OSB.

RETROSPECTIVA 2019

JANEIRO A DEZEMBROACESSE O RELATÓRIO ANUAL COMPLETO

1º QUADRIMESTRE

Projetos, programas e parcerias

Escola da Cidadania

Novos webnários e cursos nas áreas de compliance, integridade e licitação.

– Webnario gratuito com o tema “Compliance, Oportunidade para Bons Negócios”, ministrado pela especialista Letícia Sugai.

– Lançamento de mais de 20 cursos gratuitos sobre integridade e licitações.

TV OSB

Programas com notícias do OSB, disponíveis no YouTube no nosso canal oficial

Os programas da TV OSB, disponíveis no canal de YouTube, trazem as principais notícias que envolvem a atuação do Observatório Social do Brasil e dos observatórios que integram o Sistema OSB.

Todos os programas podem ser acessados clicando aqui.

Expansão do Sistema OSB

De janeiro a abril de 2019, quatro novas unidades foram criadas e filiadas ao OSB

As unidades que passaram do processo de pré-filiamento e começaram suas atividades em 2019:

– AM: Benjamin Constant

– MG: Machado

 PR: Prudentópolis

– SC: Biguaçu 

Observatório Estadual de Santa Catarina

Em 2018 foi lançada e instalada a primeira filial estadual do OSB, o Observatório Social do Brasil – Santa Catarina.

Em fevereiro de 2019 o OSB-SC realizou o planejamento estratégico e iniciou sua atuação. O Observatório Social Estadual tem como incumbência articular o Sistema OSB no estado e atuar diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes dos poderes executivo e legislativo catarinenses.

EVENTOS

Frente Ética Parlamentar Contra a Corrupção (FECC)

Em março de 2019 um dos fundadores do OSB–Brasília, representou o Sistema OSB no lançamento da Frente Ética Parlamentar Contra a Corrupção (FECC).

A iniciativa busca dar respostas concretas e práticas ao problema da corrupção. O pacote anticrime e anticorrupção, apresentado ao Congresso pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, será uma das prioridades de atuação grupo. A frente será presidida pela deputada Adriana Ventura (NOVO-SP) e une, até o momento, mais de 220 parlamentares de 24 partidos em torno de um mesmo tema: a luta anticorrupção. São 215 deputados e seis senadores.

OUTRAS AÇÕES E INFORMAÇÕES

OSB no livro: Carreiras Típicas de Estado

Lançado em fevereiro de 2019, o livro reúne 27 artigos elaborados por agentes e servidores públicos. Coordenada pela Dra. Regina Tamami Hirose, a obra retrata os avanços que ocorreram na prevenção e no combate à corrupção à luz da Carta Republicana de 1988, bem como traz à tona os desafios ainda existentes para o almejado aprimoramento e para as concretas melhorias nesse vasto campo de atuação.

Campanhas e Movimentos

O Observatório Social do Brasil esteve presente:
1. Campanha da fraternidade 2019 – Citado no texto base, convidando a sociedade a refletir sobre políticas públicas.
2. Mobilizações sociais – Ações de apelo à sociedade para pressionar o STF e o TSE para o julgamento de crimes de corrupção.
3. OSB no GBRASIL – Destaque no portal Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade pelo monitoramento dos gastos municipais.

2º QUADRIMESTRE

Projetos, programas e parcerias

2º CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS

Promovido para desafiar os OSBs locais para divulgação de suas ações e projetos

A premiação ocorrou durante o 10º ENOS, mas os vídeos foram enviados por 31 OSBs ao longo do 2º quadrimetre de 2019. A boa prática vencedora foi “Foco na Obra”, promovida pelo OSB – Foz do Iguaçu.

Você pode conferir a playlist com todos os vídeos clicando aqui.

Escola da Cidadania

Novos webnários e cursos nas áreas de compliance, integridade e licitação.

No período, a Escola da Cidadania disponibilizou dois cursos pagos EAD: 

  1. “Como implantar um programa de compliance na sua empresa”
  2. “Análise de riscos: metodologia e casos práticos”

Ambos instruidos pela expert em compliance Letícia Sugai.

Expansão do Sistema OSB

De maio a agosto de 2019, três novas unidades foram criadas e filiadas ao OSB

As unidades que passaram do processo de pré-filiamento e começaram suas atividades em 2019:

– SC: Jaguará do Sul

– SP: Araçatuba

 SP: Matão

Lançado pela parceira do OSB e especialista em compliance, Letícia Sugai, o movimento Integridade Sempre Vale a Pena tem o objetivo de trazer a integridade para o dia a dia das pessoas, desde as pequenas até as grandes atitudes. A mensagem de integridade visa construir um Brasil Área Livre de Corrupção, começando por cidadãos.

EVENTOS – 3º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

O Evento:

A participação da sociedade na prevenção e no enfrentamento à corrupção foi o discurso mais protagonizado no 3º Congresso Pacto Pelo Brasil. Com o tema “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”, o evento ocorreu no Centro de Eventos do Sistema FIEP.

Essa edição reuniu representantes de mais de 100 Observatórios Sociais, cuja rede já abrange 150 municípios em 17 estados brasileiros, além de inúmeras lideranças nacionais, especialistas no combate a corrupção e autoridades, sobretudo dos órgãos oficiais de controle, resultando em representação de todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

10º ENOS

Compartilhamento de boas práticas, aperfeiçoamento da metodologia e discussão de estratégias para expansão do Sistema OSB e do impacto social. Ocorreu antes do Congresso, no dia 25/08.

GESTÃO PÚBLICA

Com foco em transparência e eficiência da gestão pública o evento realizará intercâmbio internacional de prefeituras em parceria com a agência CIFAL e o programa de cidades da ONU

INTEGRIDADE

Políticas de compliance, casos de sucesso em empresas e órgãos públicos e ações coletivas para o Plano Nacional de Integridade.

INOVAÇÃO

Centralização de Apps cívicos e soluções tecnológicas a Serviço da Eficiência da Gestão Pública, da Transparência e do Controle Social.VEJA MAIS NO SITE DO CONGRESSO

OUTRAS AÇÕES E INFORMAÇÕES

PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Em 03 de julho o OSB recebeu uma premiação durante o LATAM Smart City Awards 2019 – evento realizado entre os dias 02 e 04 de julho, em Puebla, no México. A conquista foi na categoria Igualdade e sociedade colaborativa e a advogada e historiadora social, membro do Conselho Superior, Tatiana Quintela Bastos, representou o Sistema OSB na cerimônia.

PREMIAÇÃO NACIONAL

O idealizador, criador e primeiro presidente do OSB, Eduardo José Daibert de Araujo foi laureado no 1º Prêmio Compliance Across Americas na categoria “atuação voluntária frente a projetos e iniciativas de disseminação da cultura da integridade”. A Iniciativa integrou a programação do segundo dia do IV Congresso Integra II Compliance Across Americas – o maior congresso de compliance do Brasil e das Américas

3º QUADRIMESTRE

Projetos, programas e parcerias

Escola da Cidadania

Lives com conteúdos sobre a LGPD e parceria com o curso Servidor Inovador

Com a chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados, a Escola da Cidadania lançou materiais em vídeo e PDF gratuitos sobre o tema. Além disto, a parceria com Cristiano Ferri na divulgação do curso para servidores púbicos, que pode ser acessado clicando aqui. 

WORKSHOP

Workshop de avaliação de riscos de corrupção para o grupo temático anticorrupção do Pacto Global da ONU, Rede Brasil

Em setembro foi realizado no auditório do Campus da Indústria do Sistema FIEP o Workshop de Avaliação de Riscos de Corrupção para o GT Anticorrupção do Pacto Global da ONU, Rede Brasil.

O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais da área para aplicação do Guia de Avaliação de Risco de Corrupção.

Expansão do Sistema OSB

De setembro a dezembro de 2019, quatro novas unidades foram criadas e filiadas ao OSB

As unidades que passaram do processo de pré-filiamento e começaram suas atividades em 2019:

– MG: Três Pontas

– PE: Recife

 PR: Jandaia do Sul

– SC: Forquilhinha

EVENTOS

1º FÓRUM DE COMPLIANCE NO LEGISLATIVO

Em outubro o presidente do OSB, Sr. Ney Ribas, participou do 1º Fórum de Compliance no Legislativo realizado pela Secretaria da Transparência da Câmara dos Deputados, em parceria com a Associação Nacional de Compliance (ANACO).

Mecanismos para fortalecer valores éticos e instâncias de integridade no combate à corrupção, governança e gerenciamento de riscos no poder público foram os principais temas discutidos no evento na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

DIA 09 DE DEZEMBRO – CNMP

No Dia Internacional Contra a Corrupção, o presidente do Sistema OSB palestrou em evento do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, falando sobre o propósito e os resultados dos mais de 3.500 voluntários que integram os mais de 150 OSBs locais em todo o Brasil. Inclusive, em primeira mão, fez a divulgação da parceria com os CORREIOS e a apresentação do Selo Pacto Pelo Brasil que havia sido lançado horas antes.

OUTRAS AÇÕES E INFORMAÇÕES

CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O presidente do OSB participou, em outubro, da cerimônia de constituição do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados. O Conselho foi criado pelo Deputado Rodrigo Maia, em junho.

Ney Ribas foi designado como um dos representantes da sociedade civil juntamente com Heron Cid, presidente da Associação das Mídias Digitais, e a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Vicentini Mielli.

LANÇAMENTO DO SELO PACTO PELO BRASIL NOS CORREIOS

O OSB alcançou uma grande conquista, fruto de um sonho antigo, ter registrado num selo especial dos CORREIOS a proposta do Pacto Pelo Brasil. Em 09 de dezembro foi assinado em evento comemorativo ao Dia Internacional Contra à Corrupção, em Brasília, a carta de intenções de parceria e ações conjuntas entre OSB e CORREIOS, com o lançamento do Selo e do Carimbo Pacto Pelo Brasil, conforme fotografias abaixo e matéria no link http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=40740

PRESTAÇÃO DE CONTAS – 2018

Aprovada no 1º trimestre de 2019ACESSE O DOCUMENTO COMPLETO

http://osbrasil.org.br/retrospectiva-2019/Desde 2016 o OSB posta mensalmente sua prestação de contas administrativa e financeira no portal online: http://osbrasil.org.br/pasta-administrativo-financeiraVEJA TAMBÉM NOSSA CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO

Fonte: http://osbrasil.org.br/retrospectiva-2019/

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br