Morre em São Paulo Claudio Weber Abramo, fundador da Transparência Brasil

16 de agosto de 2018 11:59

O Observatório Social do Brasil (OSB) e seus mais de 3.300 voluntários se solidariza e deseja, em nome da equipe e diretoria, os sinceros sentimentos à familiares, amigos e entes queridos de Claudio Weber Abramo, um dos fundadores  da ONG Transparência Brasil.

Abramo  morreu às 20h40 deste domingo (12). Ele tinha 72 anos, lutava há dois anos contra um câncer no intestino e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Era vice-presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, que combate a corrupção. Ele também foi diretor-executivo da entidade por quase 15 anos (2001-2015).

Além de jornalista, ele era bacharel em matemática pela USP e mestre em filosofia da ciência pela Unicamp. Foi editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo” e editor-executivo da “Gazeta Mercantil”.

Abramo era uma das principais referências no combate à corrupção e integridade das instituições públicas do país, tendo colaborado frequentemente como autor de artigos em publicações especializadas sobre corrupção e seu enfrentamento.

O jornalista foi um dos principais articuladores da Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011.

Nos últimos anos, vinha se dedicando à ONG Dados.org, criada pelo jornalista, e que trabalhava com transparência e dados do setor público.

“Perdemos um batalhador pelas melhores causas e um amigo do bom jornalismo”, disse o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti.

“Claudio Weber Abramo será sempre uma inspiração para quem luta pela democracia, pela transparência e pela aplicação correta dos recursos públicos. Na Abraji, as bandeiras que ele defendeu continuam erguidas”, afirmou Bramatti.

Abramo deixou quatro filhos, seis netos, a mulher e uma enteada.

O velório foi realizado às 9h da manhã de segunda-feira (13) e a cremação às 15h no Crematório da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo.

O presidente da Transparência Brasil, Eduardo Capobianco, esteve no velório e lembrou da atuação do colega. “Claudio era uma pessoa íntegra, correta, que lutou muito pelo combate à corrupção no Brasil. Com certeza fará muita falta”, disse.

Eduardo Capobianco, presidente da Transparência Brasil, no velório de Claudio Weber Abramo (Foto: Tahiane Stochero/G1)

Ex-mulher de Abramo e mãe de dois filhos dele, Silvia Maria Pompeia lembra com orgulho da atuação do jornalista. “Ele via o que havia debaixo do pano trazia à tona. O pai e a mãe dele já faziam isso, já estava na veia dele”, afirmou. “Muito forte na luta.”

Silvia Maria Pompeia no velório do ex-marido, Claudio Weber Abramo (Foto: Tahiane Stochero/G1)

O também jornalista Eugênio Bucci ressaltou o trabalho do amigo no jornalismo de dados, área em que Abramo foi um dos precursores. “Era extremamente preciosista, meticuloso e exatista.” E revelou um lado que poucos conheciam: “Ele também era músico. Tocava violão, guitarra e chegou a ter presença em shows quando era jovem”.

Eugênio Bucci no velório do amigo Claudio Weber Abramo (Foto: Tahiane Stochero/G1)

Em nota, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse que a “atuação pioneira pela transparência e pelo acesso à informação” de Abramo “constitui legado que continuará animando veículos de imprensa, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral na busca pela democratização da informação e pela prestação de contas por parte dos agentes públicos”.

Com informações do G1

Fonte: http://osbrasil.org.br/morre-em-sao-paulo-claudio-weber-abramo-fundador-da-transparencia-brasil/

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br