Força Tarefa Cidadã é finalista do Prêmio IBGP sobre inovação pública

01 de agosto de 2023 10:16

Iniciativa do TCU em colaboração com as Redes de Controle da Gestão Pública, sociedade civil organizada e gestores municipais foi selecionada entre 61 inscritos. Os projetos ganhadores serão conhecidos nesta quarta-feira (2/8)

 

Nesta quarta-feira (2/8), o Tribunal de Contas da União (TCU) concorrerá ao Prêmio IBGP 10 Anos, do Instituto Brasileiro de Governança PúblicaA iniciativa Força Tarefa Cidadã foi selecionada como um dos projetos mais inovadores pela organização, e será apresentada durante o 1º Congresso IBGP de Inovação Pública. O objetivo do evento é divulgar iniciativas bem-sucedidas e estimular o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros. O congresso e a premiação serão realizados no Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

Entre os 61 projetos inscritos, a Comissão Avaliadora do Prêmio IBGP 10 Anos selecionou 15 finalistas. A premiação levará em consideração cinco critérios para definir os vencedores. São eles: benefício para o cidadão, características inovadoras, maturidade do projeto, facilidade de replicação em outros órgãos e custos de desenvolvimento. Junto com a Força Tarefa Cidadã, foram escolhidos outros importantes projetos de órgãos públicos brasileiros, como o Pix – Arranjo de Pagamentos Instantâneos Brasileiro (Banco Central do Brasil), e-Título na nuvem (Tribunal Superior Eleitoral) e Carteira Digital de Trânsito – CDT (Ministério dos Transportes), entre outros.

Os vencedores do Prêmio IBGP 10 Anos participarão do evento de capacitação gratuita – 1º Workshop IBGP sobre Inovação Pública, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, para intercâmbio com professores e especialistas em tecnologias inovadoras aplicáveis ao setor público brasileiro.

Captura de tela 2023-07-31 154807.jpg

Resultados da Força Tarefa Cidadã

A Força Tarefa Cidadã – Compromisso pela Transparência Pública representa a efetiva união do controle externo com a participação cidadã em prol da sociedade, uma das prioridades da gestão do TCU. O projeto é uma ação colaborativa entre as Redes de Controle da Gestão Pública, a sociedade civil organizada e os gestores públicos municipais.

Realizada em 2022, a iniciativa foi coordenada pelo TCU e teve a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e da ONG Observatório Social do Brasil (OSB). O trabalho de campo foi realizado por 150 cidadãos do OSB, treinados por auditores dos órgãos de controle.

A fiscalização avaliou as ações de transparência ativa e passiva em 2.376 municípios de oito estados brasileiros. No total, os repasses fiscalizados somaram R$ 168,2 milhões. A auditoria constatou que ainda há elevado contingente de municípios que não atingem os níveis mínimos de transparência. Entre as cidades avaliadas, 66% não possuíam ferramenta adequada para divulgar informações, com portais de internet que não oferecem informações sobre licitações ou contratos, mas apenas publicam notícias já veiculadas na imprensa sobre a municipalidade.

Mais da metade dos municípios avaliados não disponibilizam documentos ou informações específicas sobre suas obras públicas e/ou dispensa de licitações em saúde. Com isso, não é possível fazer consulta de informações básicas, como valores, períodos de execução, empresas contratadas, objeto, empenhos e pagamentos realizados.

O trabalho concluiu que, embora existam diversas iniciativas para promoção da transparência pública, o estágio ainda é inicial e precisa ser desenvolvido. Há necessidade de agenda prioritária e específica para adoção de medidas de controle estruturante e que promova melhoria das ações de transparência.

Conheça o Instituto Brasileiro de Governança Pública

O IBGP é um centro de treinamento focado na capacitação de gestores, auditores e técnicos do setor público brasileiro, com a missão de contribuir com o aprimoramento da governança no setor público brasileiro por meio do desenvolvimento e qualificação de gestores, auditores e técnicos. A premissa do instituto também envolve o incentivo à pesquisa e à integração entre o mercado e entidades governamentais. Neste sentido, o IBGP promove estudos, debates e publicações sobre os temas de governança, riscos e controle no âmbito do setor público.

 

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br