27 de novembro: Dia de Doar. Por que ações como essa fazem a diferença?

27 de novembro de 2018 15:41

Atualmente vivemos em uma sociedade movida pelo consumo exacerbado de produtos materiais. A Black Friday, data relativamente nova aqui no Brasil, pode ser uma ótima oportunidade para conseguir descontos naquele produto que você estava de olho o ano inteiro, mas não é difícil conhecer o caso de alguém que comprou apenas por impulso, sem pensar se realmente existia a necessidade daquela compra.

Pensando nisso, em 2012, nasceu nos Estados Unidos o movimento #GivingTuesday. Criado pelo 92nd Street Y, uma organização sem fins lucrativos localizada em Nova York e pela United Nations Foundation a data, 27 de novembro, surgiu da necessidade de gerar reflexão e estimular ações solidárias e chegou ao Brasil como o “Dia de Doar”.

O Presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas, tem um recado para você que ainda não conhece o trabalho dos observatórios sociais ou já conhece e é entusiasta do trabalho realizado por esta, que é a maior rede de organizações de controle social e forma o Sistema OSB.

CULTURA DE DOAÇÃO

Patricia Mussi, diretora do Instituto Liga Social –  instituição referência em gestão de investimentos sociais no Paraná – explica como funciona a plataforma e suas motivações.

“Queremos replicar aqui o modelo das fundações comunitárias, criado nos Estados Unidos em 1914. Neste modelo, são criados fundos comunitários que unem recursos filantrópicos de várias pessoas e empresas para o desenvolvimento e melhora da qualidade de vida de uma determinada região”.

ASSINAR OU DOAR

O Observatório Social do Brasil disponibiliza em seu site osbrasil.org.br áreas onde o cidadão comum pode contribuir, seja como pessoa física ou pessoa jurídica. A partir deste dia 27 de novembro passa a funcionar também a função de “assinatura”, pela qual os doadores podem optar por contribuições frequentes no valor e pelo período que acharem conveniente em opções semanal, mensal, semestral ou anual.

Contribua com o Observatório Social do Brasil de Chapecó, com qualquer valor:

Conta CEF

Agência 3831

Operação 003

Conta 00000717-0

 

ObservatórioSocial do Brasil de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, Condomínio Coworking sala 3, Centro
CEP: 89805-000
Telefone: (49) 3328-8812
E-mail: chapeco@osbrasil.org.br